Crimes Contra a Administração Pública e Contra a Ordem Tributária

Carga Horária: 20 horas

Objetivo do Curso: Esta disciplina proporcionará aos alunos, em sua atividade profissional, instrumentos básicos para compreensão e aplicação da legislação penal, em seus aspectos tributário e funcional.

Programa do Curso:

Teoria da Atividade

Conflito aparente de normas

Classificação dos Crimes

Noções de Teoria do Crime

Antijuridicidade

Crimes contra a Ordem Tributária

Crimes contra a Administração Pública.


Para participar, é necessário solicitar inscrição por meio do endereço: ventos@sefaz.es.gov.br

Lei de Responsabilidade Fiscal

Carga Horária: 24 horas

Público-Alvo: Servidores que trabalham na SEFAZ.


Objetivo do Curso: Levar o participante a compreender os objetivos, conceitos, princípios e as diretrizes gerais que compõem a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.

Programa do Curso: Aspectos Essenciais: origem, Finanças, Finanças e suporte às regras;

LRF - Princípios da Gestão Fiscal Responsável;

Cartilha sobre a LRF;

Objetivos da Lei Complementar nº 101/2000;

Elaboração da LRF;

Dúvidas mais frequentes a respeito do LRF;

Tesouro Nacional; Plano Plurianual;

Planejamento/Orçamento na LRF;

Orçamento Plano Plurianual;

A Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO

Lei Orçamentária Anual - LOA

Grupos de Natureza de Despesa; RCL; Dívida e endividamento; Despesas com Pessoal; Prazos, Limites e Controle;

Gestão patrimonial; Recursos; Disponibilidade de Caixa; Regimes Previdenciários; Disponibilidades Financeiras; Crimes de Responsabilidade Fiscal; Dos Relatórios; Prestação de Contas; Conselho de Gestão Fiscal;

Compreendendo a LRF; Receita e Despesa Pública; O Processo de Planejamento.


Para participar, é necessário solicitar inscrição por meio do endereço: eventos@sefaz.es.gov.br


Ética, uma questão de escolha!

Carga Horária: 24 horas

Público-Alvo: Servidores que trabalham na SEFAZ.


Objetivo  do Curso: Refletir sobre os desafios éticos que se manifestam no dia a dia das atividades profissionais.

Programa do Curso:

Módulo I - História das nossas vidas.

Módulo II - Construindo os alicerces;

                  Construindo os alicerces sobre a regra e normas;

Módulo III - Pavimentando o piso;

                  Sobre a ética;

                  Movimentos em direção à ética;

                  Pensando sobre ética;

                  Aplicando a ética ao mundo de trabalho.


Para participar, é necessário solicitar inscrição por meio do endereço: eventos@sefaz.es.gov.br

CURSO: EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
CARGA HORÁRIA TOTAL : 20 HORAS
PÚBLICO ALVO: SERVIDORES DA SEFAZ

O curso Excelência no Atendimento ao Cidadão destina-se a pessoas no exercício de funções de atendimento ao público em todos os níveis.

OBJETIVO DO CURSO:

O principal objetivo deste curso é fornecer subsídios para a formação do perfil de um servidor público ético, perspicaz, autoconfiante, com habilidade no trato com o público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver o exercício prático de uma administração pública participativa, transparente e organizada;

• Estabelecer uma comunicação efetiva e de qualidade entre os diversos segmentos da SEFAZ.

• Garantir a qualidade do atendimento prestado pela SEFAZ ao público interno e externo.

CONTEÚDO:

O curso Excelência no Atendimento ao Cidadão está estruturado em diferentes temas que abrigam o seu conteúdo, conforme descrevemos a seguir:

UNIDADE 1 - A EXCELENCIA E A ORGANIZACAO PUBLICA

Indicativo de conteúdo:
- O conceito de Excelência na Administração Pública
- O Programa de Qualidade do Governo
- Setor Público X Setor Privado
- O que é uma organização
- Mudanças organizacionais, características das organizações, melhoria de desempenho do profissional e as suas consequências no trabalho.
- Os dez mandamentos da qualidade
- Qualidade de serviços
- O ser humano moderno
- Qualidade Pessoal

UNIDADE 2 - ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Indicativo de conteúdo:
- Como Identificar, compreender e se relacionar com os seus clientes
- A imagem institucional
- A importância de um bom atendimento para o cliente e para a empresa
- O perfil de um bom profissional de atendimento
- Os processos do atendimento on-line

UNIDADE 3 - COMUNICACAO INTERPESSOAL

Indicativo de conteúdo:
- O conceito, os processos e os personagens da comunicação
- A comunicação efetiva e seu impacto na vida pessoal e profissional do cidadão
- Como desenvolver as habilidades necessárias para facilitar o processo de comunicação
- O feedback: uma ferramenta essencial no processo de comunicação e sua contribuição para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das relações interpessoais
- Regras para a utilização do correio eletrônico
- Linguagem corporal


Para obter inscrição, é necessário solicitar vaga por meio do endereço: eventos@sefaz.es.gov.br